Hoje todo mundo tem câmera digital e com a chegada delas, ao invés de haver a preocupação com a ecônomia do filme e com a escolha certa do que bater foto, a preocupação é se não estamos fazendo fotografias inúteis, e guardando fotos inúteis. Alguns conhecidos meus por exemplo conseguem a proeza de ter um acervo que pessoalmente considero bem vazio já que consiste em fotos muito parecidas umas com as outros de seus próprios rostos (Aquelas em frente ao espelho, ou fazendo a câmera de espelho.).
Eu me sítuo num meio termo: Nem bato fotos demais, nem economizo demais. Porêm consigo ter um acervo enormemente grande. E rapidamente é fácil que isso se transforme em uma bagunça. Gosto de renomear as fotos com a data nas pastas e em ordem cronológica colocando o numero na frente de cada diretório. Certa vez procurei uma maneira que pudesse renomear cada arquivo JPEG especifico com a data em que a foto foi batida e descobri que um software que uso há muito tempo - simples, pequeno e eficiente -faz o serviço.É o IrfanView. Recomendo baixar ele com todos os plugins (O que permite abrir um número maior de arquivos, muiitos mesmo. ) Alêm disso há o Idioma português-Brasileiro Para o programa. Inclusive fica a dica para este ser o seu programa principal de visualação de arquivos de imagens, pois é melhor do que o padrão do windows.
Como Renomear as Fotos com a data e a hora:
No menu "Arquivo" do IrfanView procure a opção "Converter/Renomear em Lote..." ou "Batch Convension/Rename" ou simplesmente aperte no teclado "B". Aparecerá uma tela onde é possivel realizar duas tarefas diferentes, a primeira seria converter vários arquivos de imagens para outros formatos. Mas é preciso selecionar a opção de Renomear em lote:
Acontece que precisamos de um padrão de nome para escolher para as fotos, que deve ser digitado no campo com o nome "Modelo" (e que só funciona com arquivos extraidos de câmeras digitais, já que estes arquivos possuem dados de informações criados no momento em que foi feita a fotografia, chamado de EXIF):
Acima há um exemplo de padrão que eu escolhi. Descobri isso através do arquivo de Ajuda, que dispõe de vários outros exemplos e variaveis para nome de arquivo. Uma forma interessante de renomear as fotos é esta:
$E36867(%d_%m_%Y %H_%M_%S)ou com o número do ano com apenas dois digitos. Trocando o Y maiúsculo por um minúsculo
Exemplo: 03_02_2007 16_02_14
$E36867(%d_%m_%y %H_%M_%S)No entanto tive problemas na organização das fotos em pastas, quando essas tinha fotos de anos diferentes, ou de meses diferentes. O que acontece é que se uma pasta tem uma foto com o nome de "31 12 2007" e outra foto com o nome de "01 01 2008". As fotos do ano de 2008 viriam na frente, já que elas começam com o número "01" que é o número do dia. Então optei por renomear os arquivos com o ano na frente, o mês seguinte, e por último o dia. e assim não tive problema. Exceto que não fica tão fácil de associar o que é mês, ano, ou dia e pode causar confusão. Então renomeio assim:
Exemplo: 03_02_07 16_02_14
$E36867(%Y_%m_%d %H_%M_%S)No entanto, quem preferir pode explicar o que cada número representa no nome:
Exemplo: 2007_02_03 16_02_14
$E36867(Dia %d Mês %m Ano %Y às %H_%M_%S)Porém dessa forma acho que o arquivo fica muito grande. Vale mencionar que em nome de arquivo não é permitido colocar "Barras" "/" nem "dois pontos' ":". Se não poderiamos renomear um arquivo desta forma.Exemplo: Dia 03 Mês 02 Ano 2007 às 16_02_14
$E36867(%d do %m do ano de %Y às %H:%M:%S)Mas dessa forma eu utilizo somente no modo de visualização em tela cheia do IrfanView, que pode ser personalizada nas propriedades do programa (aperte P, e vá para a aba "Tela Cheia", colando isso no campo em baixo do nome "Somente tela cheia".)
Exemplo: 03 do 02 do ano de 2007 às 16:02:14