A começar pelo mais conhecido, Mickey Mouse e seguir por ganchos para tentar falar de quase todos.
Mickey Mouse inicialmente chamava-se Mortimer, porém a mulher de Walt Disney sugeriu um nome mais amigável. Inicialmente ele bebia e fumava, mas com a popularidade, Disney achou melhor torná-lo mais politicamente correto. | ||
Sua primeira aparição foi em “Plane Crazy”, e não em “Steamboat Willie” que é o mais conhecido e onde mickey tem traços que lembram suas versões mais modernas, ao invés dessa antiga que lembra ainda mais um ratinho. | ||
Há de se observar que quem realmente deu vida a Mickey não foi Disney. Sendo que este provavelmente era que tinha a idéia conceito, e alguns esborços guardados. De certo modo, o verdadeiro criador de Mickey, nos traços, era Ub Iwerks. Ele foi também o principal responsável pela criação do estilo distintivo de Disney durante as primeiras animações. Disney já foi dublador de Mickey. | ||
Curiosidades sobre Disney:
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Curiosidades sobre a Walt Disney Company e a Pixar:
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O Coelho Osvaldo (Oswald the Lucky Rabbit) era o principal personagem de Disney, criado antes de Mickey Mouse. Era como um primeiro Mickey, e visualmente era muito pouco diferente. Disney não também não criou Osvald, e sim, encomendou a criação do personagem ao desenhista Ub Iwerks. | ||
Mintz é lembrado por ter sorrateiramente roubado os animadores e a série Coelho Osvaldo de Walt Disney em fevereiro de 1928 e iniciar o Winkler Studio com o irmão de Margaret Winkler, George, para produzir os filmes. Depois de perder o contrato de Oswald para Walter Lantz, Mintz concentrou-se na produção de um outro produto distribuído pelo estúdio Winkler, o estúdio Krazy Kat, que tornou-se o primeiro estúdio de Mintz, mais tarde da Screen Gems e depois da Columbia Pictures. através dos esforços de um Charles Mintz. Então eu acho que poderíamos dizer que foi ele, e não Oswald, que foi infiel. Claro, essa parte da história da Disney que você provavelmente conhece. Agora, para algo que você pode não saber: No que poderia ser chamado de justiça poética, Mintz também perdeu Oswald! Assim, em 1929, coube a um jovem chamado Walter Lantz para continuar a série. Lantz é mais conhecido, não por seu trabalho em 142 Oswald desenhos animados, mas por sua criação do Pica-Pau. | ||
Mickey aparece como figurante em Oswald. Em spook também. | ||
Disney teve um desentendimento com os Estúdios onde trabalhava, chamado Universal Pictures e perdeu os direitos sobre seu personagem Osvald, então encomendou Mickey a Ub Iwerks como resposta. A Universal Pictures passou a produzir Osvald através de Walter Lantz, o criador do Pica-pau. Há também certos indícios de que outro principal motivo influenciador da criação de Mickey (e até mesmo Osvald) tenha sido para concorrer com o personagém Gato Felix. | ||
O Gato Felix é considerado um dos personagens mais conhecidos do mundo. Foi o primeiro personagem de desenho animado popular ao ponto de, por si só, atrair o público. O declínio de Felix veio no inicio da década 30, por principais dois motivos: 1, um de seus criadores resistiu em fazer filmes sonoros, já que Gato Felix teve seu auge concebido mudo. Reconsiderou a ídeia mas morreu pouco tempo antes. 2, a chegada de personagens novos – e sonoros – principalmente Mickey Mouse. | ||
Dentre muitos personagens encomendados por Disney a Ub Iwerks. Varios foram rejeitados (Dizem que Iwerks esboçou rãs, cachorros e gatos, mas nenhum deles agradou Disney. Porém posteriormente foram reaproveitados.) Estes são Horácio, em forma de Caprino. (Horace Horsecollar) | ||
E Clarabela (Clarabelle Cow ) e forma de vaca. | ||
Um atrito entre Disney e Ub Iwerks, fez com que os dois rompessem. Iwerks teve sua fama reconhecida conseguindo muitos patrocinadores para um estúdio e a criação de um novo personagem, “Flip the Frog”, muitas vezes comparado a Mickey, algumas vezes tambem acusado de plágio. Com o rompimento com Iwerks, Disney passou imediatamente a prover o estúdio, com novos jovens animadores talentosos. | ||
Devido as acusações de cópia, Flip passou por muitas mudanças na aparência. | ||
Algo há respeito disso foi retratada no desenho “Funny Face”, que mostra uma parede repleta de máscaras faciais, pedindo para Flip fazer uma cirurgia plástica o mais rápido possível. | ||
Flip tinha até uma namorada idêntica a Betty Boop. | ||
Características dos desenhos de Ub Iwerks:
Tudo isso contribuiu para o seu insucesso. | ||
O Ub Iwerks Studio formou seu time com profissionais como Carl W. Stalling, o futuro compositor da Looney Tunes. e Pat Powers. Iwerks foi o inventor da câmera multiplana, que possibilitava colocar o fundo em distâncias diferentes, criando-se assim uma ilusão de percepção da realidade. Ub Iwerks trabalhou na Columbia, na Warner, e depois retornou às produções de Walt Disney, onde seu trabalho obteve maior reconhecimento. | ||
Uma outra tentativa de Ub Iwerks foi com o desenho Willie Whopper, que obteve ainda menos sucesso que “Flip, the Frog”, durando menos que um ano. Apesar das tentativas, o estúdio de Iwerks não conseguia competir com a Disney e nem tampouco com os irmãos Fleischer. | ||
Os Irmãos Fleischer (Dave, Max e Joe) foram responsáveis por transformar em animação personagens como Betty Boop, Superman e Popeye. Diferentemente dos seus principais concorrentes figuras humanas, ao invés de animais antropomórfos. E foram os maiores concorrentes de Disney. Seus primeiros filmes de animação foram realizados para o exército. Dave Fleischer (Nova Iorque, 1894) No início do cinema sonoro, quando a platéia era em sua grande parte analfabeta, foram os Fleischer que introduziram a bolinha animada que acompanhava a letra das canções na tela. Max Fleischer inventou o "método de produzir os desenhos animados de movimentação" a Paramount Pictures comprou o Fleischer Studios, mudando seu nome para Famous Studios, quando os Irmãos se aposentaram. | ||
Betty Boop, foi considerada como ícone mundial nos anos 20. Hoje, é considerada uma das personagens mais conhecidos do mundo e considerada a rainha dos desenhos animados. | ||
Betty Boop apareceu pela primeira vez no primeiro episódio do marinheiro Popeye (inclusive é apresentada nos créditos.) Ela aparece rapidamente, negra e como dançarina havaiana. Ouve um outro episódio de Popeye chamado de "Olive Oyl for President" que era um remake do curta "Betty Boop for President". | ||
Algumas coisas curiosas sobre Popeye:
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em 2006, após 80 anos, a Walt Disney Co. compra seu antigo personagem, Oswald, de volta. | ||
Ele volta a aparecer em um jogo de video game moderno de 2010, como soberano da terra dos desenhos esquecidos ou abandonados pela Disney. | ||
| Quando Walt Disney perdeu os direitos de Osvaldo, Walter Lantz (criador do Pica-Pau) que passou a fazer os curtas-metragens de Osvald, para a Universal Pictures, muitas vezes foi tido erroneamente com o criador desse personagem. Walter Lantz foi atormentado por um pica-pau que apareceu na janela em sua lua de mel, que furou o teto do quarto fazendo a chuva entrar, sua mulher sugeriu que ele criasse um personagem de desenho que fosse um pica-pau irritante. | |
Andy Panda era o personagem principal de Lantz, anterior ao Pica-Pau, com uma popularidade relativa. Andy Panda, já teve mudanças no seu visual, incluindo ficar com uma aparência semelhante ao Mickey Mouse. Também ganhou um mascote parecido com o Pluto. | ||
A primeira aparição de Pica-pau foi como coadjuvante no desenho do Andy Panda, “Knock Knock”. Um chefe da Universal Studios, disse que o Pica-Pau era a coisa mais feia que já tinha visto e o rejeitou. Lantz insistiu, dizendo que estava apostando tudo no personagem. E foi um sucesso estrondoso. | ||
Este foi o primeiro episódio à utilizar a risada do Pica-Pau, criada pelo dublador Mel Blanc. O aspecto do pica-pau era bem diferente das suas versões mais modernas e “sérias”. Ele tinha a personalidade de hiperativo, bi-polar, era acelerado, maluco. Ele é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero “maluco”. Devido à boa recepção do público, Lantz percebeu que possuia um bom personagem para substituir o Coelho Osvaldo, o qual estava em declínio. E o Pica-Pau passou estrelar sua própria série. Tornando-se o personagem mais popular da Universal Studios. | ||
No episódio Knock Knock, há dois pica-paus – identicos ao pica-pau principal - que sugerem serem os chefes de um hospício na qual era internado o pica-pau principal, e que, depois se mostram tão hiperativos e malucos como o primeiro. Essa cena é curiosamente sempre cortada nos desenhos na televisão, inclusive no Brasil. A dublagem em português nunca foi concluida, portanto esse episódio normalmente não consta em DVDs. | ||
O pica-pau teve praticamente três visuais mais populares. A seguir ano e episódio de aparição de cada visual do personagem: 1 – “Pica-pau maluco”: 25 de novembro de 1940. Episódio: Knock Knock (Pica-Pau Ataca Novamente) e desenhos indepentes de Andy panda. | ||
2 – “Um Pica-Pau menos maluco que o anterior”:10 de abril de 1944. Episódio: O Barbeiro de Sevilha (título original: The Barber of Seville) O Pica-Pau foi um dos personagens mais populares dos anos 1940,e chegou a ganhar sua própria estrela na Calçada da Fama. Também vendeu muito o “som do pica-pau”, uma música instrumental do personagem. | ||
No final dos anos 40, o visual dele é um meio terme entre esse visual anterior e o visual do início da década de 60. Alternando entre o ‘cabelo’ pra trás e o cabelo para frente. Esse pode ser visto no episódio (Wet Blanket Policy, 1949). | ||
Por razões financeiras, em 1949, Walter Lantz teve que fechar o estúdio. Abre apenas dois anos depois, 1951. Pica-pau teve um novo design especifico nos anos 50, produzido pela animadora LaVerne Harding. Uma tranzição entre o visual anterior e o da década de sessenta, com o corpo mais parecido de um menino. | ||
3 – “Um Pica-Pau mais sério”: 1961 - Não Puxem Minhas Penas ("Franken-Stymied"). Visual onde o Pica-Pau tem o cabelo apenas para a frente. Este foi o período em que pica-pau passou por suas maiores alterações na personalidade. Em detrimento das exigências da emissora, para o público infantil, o Pica-Pau ficou mais tranquilo e menos violento. Visualmente o personagem passou por muitas mudanças ainda, devido aos diversos animadores que teve nesse período. | ||
| Há ainda o “novo pica-pau”, de 1999, a versão mais moderna e distante das versões clássicas. O topete é, na grande maioria das vezes, “penteado” para trás. É um visual mesclado de todos os outros visuais anteriores do pica-pau. | |
Outras curiosidades sobre o Pica-Pau:
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| A risada do Pica-Pau, foi criada pelo dublador Mel Blanc, segundo a biografia do autor “era uma risada que ele veio aperfeiçoando desde o tempo do colegial.“ Ou seja, era algo muito próprio de Blanc. Antes ele havia já utilizado ela em Happy Rabbit, um coelho da Warner Bros, em quatro episódios. Este coelho, evoluiu para o Pernalonga. Porém no Pica-Pau a risada encaixou perfeitamente se tornando a marca registrada do pássaro. Depois de três desenhos do Pica-pau gravados (sendo o último “Pantry Panic” em 1941), Blanc assinou contrato de exclusividade com a Warner. A risada original gravada foi usada por Lantz, no Pica-pau, até o final dos anos 40, o que lhe renderia, em 1951, processos de Mel Blanc. Outros dubladores tiveram que adaptar a voz (por isso a risada do Pica-pau muda durante os anos). Estes foram: Ben Hardaway e após ele a própria esposa de Lantz, Grace Stafford, fez um teste sem que o marido soubesse e foi aprovada por ele. Todos os dubladores que gravaram a risada do pica-pau tinham sua voz acelerada para dar um tom mais “esganiçado” ao Pica-pau. | |
| Sua primeira dublagem créditada foi no desenho “Porky´s Duck Hunt”, dublando Gaguinho e Patolino. Mas antes havia feito “Porky's Road Race”. Esse desenho fazia menção a personagens clássicos como O Gordo e O Magro, e Charles chaplin. | |
Sobre Mel Blanc: Mel Blanc também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies, além de muitos outros de outros estúdios, totalizando mais de 3.000 em 60 anos de carreira. Blanc certa feita exigiu que seu nome fosse exibido nos créditos inicias, ao invés de no fim, dos desenhos. Mas ele era uma excessão notável. Mel Blanc sofreu um acidente de carro que o deixou três semanas em coma. Como terapia o médico o aconselhou a treinar a fala como Pernalonga. No hospital ele chegou a gravar as vozes de personagens com um microfone suspenso sobre a cama. Blanc, inventor da voz do Pernalonga era, ironicamente, alérgico a cenoura. | ||
The Wild Hare (Tradução literal: O Coelho Selvagem) (27 de julho de 1940.) Segundo o Livro “Bugs bunny, 50 Years and Only One Grey Hare”, e também o historiador de animação Joe Aamson, a primeira aparição do Pernalonga com o nome de “Bugs Bunny” se deu nesse episódio. Dirigido por Tex Avery, e considerado um dos criadores de Pernalonga. Neste episódio ele disse pela primeira vez seu famosissimo bordão para o Hotelino . A pergunta "Eh… What's Up, Doc?". É o que foi abrasileirado para "Eh… o que é que há, velhinho?". (Outras maneiras seriam “Diz aí, doutor..”, “o que conta, Doutor?”) Pernalonga já tinha feito pontas em sua versão protótipo chamada Happy Habbit, nos desenhos Porky's Hare Hunt, Prest-o Change-O , Hare-um Scare-um e no Elmer's Candid Camera. Foi também o primeiro encontro de Pernalonga e Hortelino em suas formas completamente desenvolvidas. Antes ele haviam se encontrado em Elmer's Candid Camera, em traços mais primitivos. | ||
Tex Avery admitia ter copiado um pouco da personalidade do coelho "Max Hare", desenhado por Charlie Thorson, e que apareceu pela primeira vez em um desenho da Disney, Sinfonias Tolas ("Silly Synphonies") chamado de "The Tortoise and the Hare", dirigido por Wilfred Jackson, e que tinha como tema principal uma corrida entre uma lebre e uma tartaruga. | ||
Curiosidades sobre pernalonga:
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O responsável pelo nome “Happy Rabbit” foi Charlie Thorson. Nesse periodo o personagem tinha uma risada, feita por Mel Blanc, e que mais tarde ele viria a utilizar para o Pica-Pau. Este coelho inspirou os estúdio de Leon Schlesinger (futura Warner Bros. Cartoons) a continuar desenvolvendo o personagem em outros curtas animados. | ||
Loney Tunes produzida de 1930 à 1969. Precedeu a série Merrie Melodies. nome Looney Tunes (que em português significa "Desenhos Loucos") é uma variação do nome Sinfonias Ingênuas, que foi o título da série concorrente de Walt Disney, de desenhos baseados em músicas. Os personagens regulares da série ficaram conhecidos como "os Looney Tunes" Ela co-existiu com a série Looney Tunes, sendo consideradas "séries irmãs" Em 1944, já não existiam diferenças entre as duas séries, a não ser o título e a música-tema. | ||
Leon Schlesinger > Warner Bros. Cartoons A série Looney Tunes foi produzida por Leon Schlesinger Productions de 1933 à 1944. Schlesinger vendeu seu estúdio para a Warner Bros. em 1944, e foi renomeado como Warner Bros. Cartoons, continuando a produção dos desenhos até 1963.
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Ordem de aparição de Happy Rabbit, o protótipo de Pernalonga: 1 - Porky's Hare Hunt (30 de abril de 1938): Co-dirigido por Ben Hardaway e creditado por Cal Dalton (que era responsável pela concepção inicial do coelho), tinha um tema quase idêntico ao desenho de 1937 "Porky's Duck Hunt", (dirigido por Tex Avery), e que tinha introduzido o Patolino. Nesse desenho pernalonga era completamente diferente do que viria a ser. Era branco e muitissimo amalucado. Tinha a personalidade do patolino. E que parecia muito com o pica-pau. | ||
2 - Prest-O Change-O (1939) | ||
3 - Hare-um Scare-um (1939): Onde ele aparece pela primeira vez na cor cinza. | ||
4 - Elmer's Candid Camera (1940) Primeiro encontro do coelho com Hortelino troca letras. Este curta foi também o último em que o personagem deu a risada criada por Mel Blanc. No mesmo ano esta risada passaria a ser usada para o Pica-Pau de Walter Lantz no episódio “Knock Knock.” | ||
Ordem dos quatro episódios iniciais oficiais de Pernalonga “Bugs Bunny”:1 - The Wild Hare (O Coelho Selvagem) 2 - Elmer's Pet Rabbit (O Coelho de Estimação de Hortelino) – Imagem ao lado. 3 -Tortoise Beats Hare (A Tartaruga Vence o Coelho) 4 - Hiawatha's Rabbit Hunt. | ||
Robert McKimson, criou o design definitivo do personagem. | ||
Curiosidades sobre outros personagens da turma do pernalonga: Hortelino Troca- letras (Elmer Fudd) já foi Gordo e diferente em outros aspectos, como o nariz mais avermelhado. Isso em cinco episódios: "Wabbit Twouble", "The Wacky Wabbit", "The Wabbit Who Came to Supper", "Any Bonds Today?" e "Fresh Hare". Ele passou a ser desenhado assim, com a ideia de deixa-lo mais parecido com o seu dublador original Arthur Q. Bryan (que mais tarde seria substituido por Mel Blanc), como uma caricatura deste. Nesse período ele também deixou de ser cassador e passou a ser atormentado por Pernalonga. | ||
Piu-piu já teve o visual rosa e sem pena. No primeiro desenho ele fugia de dois gatos (Babbit e Catstello que até foram re-desenhados como ratos em outros desenhos) ao invés de Frajola. e também muito mais agressivo e atrevido, | ||
Patolino estreou nos desenhos animados justamente no curta. Porky´s Duck Hunt. Ele parecia demais com o “Pica-pau versão maluco” e também com a personalidade do Pernalonga versão Happy Habbit. |
Compilado por diversas fontes através de Google e Wikipédia.