Os discos rígidos parece que estão bem
Segundo o HDDLife:
TUDO BEM!
A segurança e desempenho do seu disco rígido estão completamente bem. Mas não se esqueça de fazer cópias de segurança pelo menos uma vez por semana!
e Romário me mostrou os seus HDs. 2 do PC e um do Notebook em estado de alerta, que ele aceitou como normal.
"Benchmak de Memória e Cache" com o Everest
Que não me serviu pra muita coisa, visto que não entendo esses dados.. Se ao menos viesse algum aviso "familiarizante", para leigos, do tipo "sua memória está Ok, durma tranquilo!" como no programa do do HD CristalDiskInfo...
Alguns outros dados do Everest
Um interessante alerta, e uma sugestão do programa sobre a "bios de vídeo" antiga.
as 2 Memórias são de marcas diferentes (talvez por isso eu deva me preocupar?), uma parece não ter o nome do fabricante e não mostra um link de um site deste. O que me deixa a vontade (um pouco) é o campo "método de detecção de erros" que mostra "nenhum". Isso seria bom se os erros fossem "nenhum" e não que não consta um método de detecção de erros nas memórias. Pode ser um ou outro infelizmente.
toda essa preocupação devido isso:
Fui atrás de informações do que poderia indicar esse erro. Uma tela azul não é nada especifico, simplesmente abrange muita coisa. Através desse link do blog Geringonças e Gambiarras eu pude saber que poderia especificar mais minha busca. Apesar deles tratarem de um erro de tela azul diferente (STOP: 0x0000007E) pude obter um endereço de uma pagina "bastante esclarecedora."
(...)
A maioria esmagadora dos usuários acha que esses números exibidos pelo Windows não dizem coisa alguma sobre o problema, mas eu sei que eles podem ser úteis. E uma rápida pesquisa no Google me levou a uma página de suporte da MS bastante esclarecedora.
(...)
No meu caso, o erro era "STOP: 0x0000007E" através do google cheguei na pagina da Microsoft relativa a esse erro, pude "concluir" algumas coisas:
O erro Stop 0x0000007F (UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP) pode ocorrer nas seguintes condições:
O Norton AntiVirus 2001 também pode provocar este erro.
- O computador tem problemas de hardware ou de software. As falhas de hardware são a causa mais comum.
- O usuário tenta aumentar a velocidade do processador do computador, por exemplo, configurando um processador de 150 MHz para funcionar a 187 MHz.
Eu não tenho nenhum Norton, mas tenho um monte de antivírus (capenga?) que gosto, o Trheat Fire e um antivírus especifico para vírus de pendrives chamado Mxone, cada um destes já apresentou algum tipo de bug, não digo que o motivo dos meus travamentos tenha sido um deles, mas por enquanto vou desativá-los para ver se vejo ainda alguma tela azul.
Este erro do tipo STOP significa que ocorreu uma interrupção em modo kernel e que o kernel não está autorizado a ter esse tipo de interrupção ou que a interrupção é sempre fatal. As causas mais comuns de um erro STOP 0x7F são:
- Danos de baixo nível no hardware, tal como memória (RAM) danificada
- Módulos de memória não correspondentes
- Uma placa-mãe com mal funcionamento
Memória RAM danificada? é ruim, ein... a minha tá novinha. A resolução que o site sugere é essa:
Para resolver este erro, tente o método ou métodos adequados:Para obter informações adicionais sobre erros de processador, consulte um manual de referência de processadores da Intel.
- Se tanto o software como o hardware podem causar uma interrupção específica, é necessário uma depuração para determinar a causa. Se suspeitar de um problema de hardware, experimente os seguintes passos para a resolução de problemas de hardware:
- Execute o software de diagnóstico e teste a RAM no computador. Substitua a RAM relatada como danificada. Além disso, certifique-se de que toda a RAM do computador funciona à mesma velocidade.
- Experimente remover ou trocar drivers, placas ou outros periféricos.
- Experimente instalar uma placa-mãe diferente no computador.
- Se a velocidade definida para o processador for superior à que o processador suporta, redefina a velocidade para a qual o processador foi concebido.
- Obtenha informações junto do fornecedor de hardware sobre drivers de hardware atualizados ou atualizações da BIOS, ou ambos.
Pois bem, reforçar mais o teste nas memórias. Como não achei o Benchmark do Everest muito confiável.. ou pelo menos não me satisfiz com a resposta, fui atrás de outras ferramentas, e estas me agradaram de cara pelo método: Boot em CD para fazer um teste de memória. O que, para mim, me parece de maior profundidade.
O primeiro chama-se MemTest 86
e o segundo é uma ferramenta da Microsoft chamada Windows Memory Diagnostic
Fiz um CD de Boot para ambas as ferramentas, que descobri no blog Diário de Um Bit. Resultado? Nenhum dos dois programas indicou erro de memória!
Atualizado 14 de maio: Aparentemente o problema era memória como se pode observar em Um post sobre mais e mais telas azuis.