Belo Monte: em que acreditar?

(depois disso, no facebook, por parte de uma porrada de pessoas:
7614-04-2010-1.23.2417-06-2010-4.23.4326-10-2011-10.26.5303-11-2011-2.34.44
Resolvi saber sobre Belo monte, e a ‘brutal verdade’ dos nossos governantes. Estes links me deixaram confusos..

- NO QUE ACREDITAR?

- Belo Monte: quem não gosta ? É o pessoal que não gostada Petrobras
- Documento relata problema em Belo Monte
- Ibama libera Belo Monte. O que será da Miriam ? Da Blá-Blarina ?
- OEA não condena mais Belo Monte: “faltou informação”

não que eu não saiba que é muito grande a chance do contigente de quem protesta se informar o mínimo antes.


* * *


  (atualizado em 17 de novembro de 2011)
eis que surje a ‘campanha gota-dágua’ , com artistas da Rede Globo –sugestivamente - pra confundir ainda mais.

7614-04-2010-1.23.2417-06-2010-4.23.4326-10-2011-10.26.5317-11-2011-9.50.13

Mas segundo um amigo meu, “o Marcos Palmeira ja milita há muito tempo pelas florestas e agricultura orgânica, e a Letícia Sabatella (com quem eu casaria sem pestanejar) a muito tempo frequenta o MST e também foi muito atuante na época da transposição do Rio São Francisco….”
Aguardemos novos episódios…



* * *


Atualização de  23 de novembro

 

7614-04-2010-1.23.2417-06-2010-4.23.4326-10-2011-10.26.5329-11-2011-12.50.35 - Postagem do Paulo Henrique Amorim com copia de outro artigo de Davis Sena Filho do Blog Palavra Livre/JB. Há nesse post um comentário que achei bem interessante replicar:
"Quando estes atores vão gravar um vídeo criticando o vazamento da Chevron? A pergunta é retórica, óbvio."

- Outro texto "Demasias contra Belo Monte"

- Agora há um artigo que me parece realmente o melhor, mas que não li ainda, mas que apresenta um vies tecnico sobre belo monte, aparentemente com muitos dados, Aqui!

- Aqui um instigante vídeo contra o video dos atores da gota d´água.

   * * *

(atualização de 29 de novembro)

Algumas pessoas resolveram fazer mais ou menos o que eu faço aqui, ao invés de escolher um lado, observar os dois desconfiado. Bruno Diniz compartilhou uma postagem de Davi Barbosa (ambos aparentemente engenheiros do Google brasil) com coletas de vídeos e documentos de ambos os lados. Nestes vídeos há o ‘protesto’ do Rafinha Bastos (é.. aquele…). Não me parece ter aproveitado e aprofundando como acho que poderia, mas ao menos serve pra incitar o ‘desconfiometro’ na mesa parcela que é o alvo do primeiro vídeo da Gota D’água, já que ele tem um alcance de celebridade mais ou menos comos os atores do primeiro vídeo.

Outro texto que me espantou foi o do Reinaldo Azevedo (ele ja apareceu por aqui nesse post), que eu já tenho o pé atrás por já ter visto o grau de parcialidade e posicionamento anti-PT que ele tem nos seus artigos, alias, porque é da Veja, e foi testemunha de Mainardi no caso do Paulo Henrique Amorim… portanto já esperei lixo. Mas não, me surpreendi com o texto, enfatizando o quanto é contra o PT mas apontando os detalhes tecnicos pra construção de belo monte e do porque o vídeo é uma sandice. o texto está aqui! e Abaixo uma citação que saliento, que é um comentário dele sobre isso que foi dito no vídeo ‘“A usina de Belo Monte vai alagar, inundar, destruir 640 quilômetros quadrados da Floresta Amazônica”.

Prestem atenção. A Floresta Amazônica toda tem 5,5 milhões de km², 60% dos quais no Brasil (3,3 milhões de km²). Logo, aqueles 640 representam 0,012% do total da floresta e 0,019% da parte brasileira. Vou ter de ser didático. Digamos que Maitê pese 58 kg: 0,019% do seu peso corresponde a 0,01102 kg — seu sutiã é muitas vezes mais pesado. Não sei quantas porque ignoro o peso da peça. Nunca o vi por esse ângulo. Aliás, associado a uma hidrelétrica, também é a primeira vez. Digamos que Marcos Palmeira pese 70 quilos; no seu caso, aquele 0,019% corresponde a 0,0133 kg. Uma de suas orelhas, dada a comparação, equivaleria a muitas usinas de Belo Monte…

Nao gosto muito de comparações numéricas, mas nesse caso é realmente elucidativo. e quando dá pra Reinaldo Azevedo falar isso:

Ator, cineasta, malabarista… As pessoas são livres para dizer o que lhes der na telha. Quando, no entanto, fazem um trabalho como esse porque se sabem figuras públicas e pretendem interferir no comportamento das pessoas, aí não podem mentir. Ou até podem. Mas têm de ouvir o contraditório e se explicar. A usina não vai desalojar índio nenhum! Isso é uma grande falácia, usada para mobilizar personalidades internacionais para a causa. Haverá, sim, populações ribeirinhas, mas não indígenas, que terão de sair de algumas localidades. Desde que sejam reassentadas com dignidade, a chance de que a vida delas melhore, já que vivem no abandono, é gigantesca. Sem contar que a Constituição e as leis democráticas consagram o direito que a sociedade tem, por meio de seus orgãos de representação, de fazer desapropriações.

É porque a coisa é séria!! Esse texto então é muito bom.

Outro bom vídeo é o ‘Alguns numeros sobre belo monte’, com bastantes dados tecnicos:

 

Um outro vídeo parodiando a Gota d´água, com Alunos de engenharia civil da unicampo, chama-se criativamente ‘Tempestade em copo d´água’’, mas esse diferentemente apresenta elucidação sobre os temas ja discutidos e muda o foco das preocupações, nele é com a floresta amazonia em si e como um todo..

Trecho interessante do vídeo é quando se diz que ‘boa parte da área utilizada ja foi desmatada muito antes de Belo Monte’.

 

Mesmo assim diante tudo isso, há

Belo Monte: O anuncio de uma guerra, um projeto, daqueles com colaboração coletiva, eu penso no respaldo desse porque a coisa vai ser na prática… 120 horas filmadas na região do xingu.